REVISÃO E COPIDESQUE


Impresso ou online, formal ou informal, acadêmico ou técnico, nenhum material escrito pode prescindir de revisão. No texto que você apresenta a seu cliente está em jogo a credibilidade do seu negócio. Clareza, correção e coerência não somente facilitam a apreensão de uma determinada mensagem, mas também contribuem para criar uma imagem confiável de sua empresa.

São muitas as vantagens de um texto bem redigido e livre de erros. Falhas de forma, conteúdo, ortografia e gramática saem caro, não somente pelo custo elevado de uma republicação do material, mas sobretudo pela impressão negativa que transmitem ao público.
Qualquer informação destinada à publicação deve passar também por uma revisão de construção, compreensão e conteúdo―ou seja, um bom serviço de copidesque. A padronização do registro e da terminologia, eliminando vícios de linguagem, clichês, anacronismos e conteúdo ambíguo ou impreciso, é crucial para dar clareza e impacto às idéias apresentadas. Cada texto possui características estilísticas e variações linguísticas, sejam elas regionais, temporais, etárias ou representativas de um determinado setor, que devem ser levadas em conta para se manter intacta a coerência da mensagem.
Nem todo trabalho precisa obedecer aos mesmos critérios de estilística. É preciso levar em conta seu propósito e o tema abordado, assim como o público-alvo – um tom mais leve, que convém evitar em determinado tipo de texto, pode se revelar justamente o que está faltando em outro.
Trabalhamos com livros, jornais, revistas, artigos, periódicos, textos acadêmicos, peças publicitárias e promocionais, folders, folhetos, manuais…